quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Arte de Cozinhar



Cozinhar para mim sempre foi um grande desafio. Primeiro, porque não gosto, e segundo, porque não gosto. Admiro quem sabe, elogio e até incentivo. Mas sempre fui adepta ao lema: tu cozinhas e eu lavo. Só não fazia isso de bom agrado quando minhas unhas haviam sido recentemente feitas.

No entanto, faz alguns dias que tenho pensando e até me esforçado para sair da minha especialidade: água quente. Resolvi que vou cozinhar, ou melhor, aprender. Não todo dia, porque afinal nem todo dia é santo. Mas hoje foi um dia de luz, de inspiração, de descobrir meus dotes e reunir meus sentidos. 

Acordei cedo, separei os ingredientes e rezei para o padroeiro dos cozinheiros. Sim, ele existe. E atende pelo nome de São Lourenço. A receita escolhida foi um creme de galinha sugerida pela minha prima Virgínia. Que embora distante me indicou, pacientemente, todos os passos que deveria seguir.

Vamos aos ingredientes:

1 Peito de Frango
1 Tomate
½ Cebola
¼ Pimentão
E todos aqueles temperos que irão dar gosto e sabor ao frango (cuminho, coloral, alho e um tablete de caldo de galinha)
1 lata de ervilha e milho verde
500 ml de leite
3 Colheres de Amido de Milho (Aprendi recentemente que amido de milho é Maizena)

Modo de Preparo:

Tempere e refogue o frango com tomate, pimentão, cebola, alho e caldo de galinha.
Depois desfie o frango e reserve o caldo.
Bata no liquidificador uma xícara do caldo do frango.
Em outra panela refogue ½ cebola (cortada bem fininha) junto com duas colheres de manteiga.
Adicione 500 ml de leite e as 3 colheres de Maizena. Misture bem (até virar uma papa), e em seguida adicione o caldo batido no liquidificador, o milho verde e a ervilha.
Por fim despeje o frango desfiado ao molho em uma travessa e polvilhe-o com queijo ralado.

E Bon Appéti!

Servi o creme junto com arroz branco refogado (também feito por mim) e batata palha. E quando achei que tudo tinha dado super certo, afinal de contas não me cortei, não me queimei e muito menos incendiei a casa, escutei comentários que a cebola do molho branco não estava refogada. Paciência né? Para uma iniciante na arte culinária, modéstia à parte, até que fui bem.

8 comentários:

  1. Dani, adorei! Super me identifico com você: não gosto de cozinhar e não gosto de cozinhar. Tenho dito! Mas adooooro comer, por isso vou experimentar essa receita qualquer dia desses, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. "Aprendi recentemente que amido de milho é Maizena"
    Achei fofo! ;D

    ResponderExcluir
  3. Cozinha não foi feita pra que eu esteja, a não ser para comer. Mas um dia a obrigação nos leva a ter que aprender não é verdade? O pior é quando se torna obrigação..rsrs

    ResponderExcluir
  4. Que orgulho, irmã de cor, cabelo, cantoria, LLPL e agora de cozinha! Beijossssss Daniel disse que vc vai ter cozinhar para ele agora!;)

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkk...queria nem rir agora.
    Só quem comeu sabe o resultado dessa experiência.
    Tá bom Ninha, até que ficou bom, mas a cebola mais parecia um dado de tão grande e dura. Pena que eu não pude estar no momento da preparação, ai sim seria engraçado. Mas valeu a intensão de tudo só pra parar de escutar..."ai Ninha, tu tbm não sabe fazer nada".
    O arroz ficou uma delícia, um orgulho.
    Concordo que cozinhar por obrigação é um saco, bom uma vez ou outra, por prazer.
    Mas Ninha, eu cozinho e tu lava.
    Rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Menina, falei contigo agora a tarde e tu não me conta essa granda façanha! Estou orgulhosa de ti, Dani. Especialidades: creme de galinha e água fervendo. Show!

    ResponderExcluir
  7. Aff Dani, não precisava bater o caldo do frango no liquidificador.
    Sim, eu devia está muito calma para não ter pelo menos falado um pouco alto (grito mesmo!!!)e se foi esse dá foto, pelo menos está bonito. Mas, parabéns pelo prato... Você conseguiu!!!

    ResponderExcluir