quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Imprevisibilidade previsível




Sou previsível até fora dos hábitos. Essa afirmação não é uma reflexão, mas uma constatação. Antes mesmo de falar, de esboçar qualquer reação, sou (quase) sempre surpreendida pela antecipação alheia. Não que isso me incomode, mas é que às vezes eu gostaria de não ter que escutar a danada da frase: Eu já sabia.

Eu já sabia que tu escolherias comer aqui.
Eu já sabia que tu irias pedir salada com rúcula e tomate seco.
Eu já sabia que irias pedir frango ou camarão.
Eu já sabia que tu irias querer sentar neste lugar no cinema.
Eu já sabia que tu perdes o amigo, mas não a piada.
Eu já sabia, eu já sabia, eu já sabia.

O que talvez ninguém saiba é que minha previsibilidade não são apenas práticas freqüentes, mas minhas preferências. Para mim não tem coisa pior do que cardápio. Fico confusa com tantas opções, então, raras exceções, sou levada inconscientemente para as opções que contenham rúcula e tomate seco, e frango ou camarão.

No cinema não consigo, quer dizer, não gosto das primeiras fileiras. Prefiro as últimas. Isso porque, além do filme, vejo a sala, presto atenção à reação das pessoas e ainda, vez por outra, vejo a luz saindo da cabine de projeção.

Já no caso piada versus amigo faço parte do time dos engraçadinhos. Não consigo me conter. Quando vi já soltei uma piadinha, fiz uma paródia, inventei nomes e refiz histórias. Nada que ultrapasse a linha tênue da ironia para maldade, falta de respeito ou gentileza.

Mas ontem, em uma ida ao shopping, a Thaís perguntou se eu estava com fome. Isso porque eu já estava há tempos calada e cada vez mais impaciente com tudo. Sim, eu estava com fome. Depois da minha confissão ela responde sem hesitar: queria não te conhecer tanto, ninha. Acho que foi o jeito particular e delicado de dizer: Eu já sabia!

Quando escutei nem respondi. Resolvi dentro da minha cabeça que na hora do almoço iria surpreender. E assim o fiz. O restaurante ela escolheu. No meu pedido quase sigiloso a garçonete arroz com brócolis, salada (sem rúcula), frango grelhado ao molho de mostarda e purê de tomate seco.

3 comentários:

  1. Surpreender?! E o Frango?! Eu já sabia!
    kkkkkk.
    Besta.=*

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha... Devia ter pedido peixe, Dani!!

    ResponderExcluir
  3. Ow menina, tu não tá falando muito de comida por aqui não? rsrsrsrsrs. Deu até fome agora, e de uma pizza de rúcula com tomate seco...aha!

    ResponderExcluir