quinta-feira, 8 de julho de 2010

A felicidade tem nome e sobrenome


Minha irmã sempre teve um sorriso estampado no rosto. Lembro que desde novinha as pessoas olhavam para ela e ela desatava a sorrir. Ganhou seu primeiro poema ainda com poucos meses. Um amigo de trabalho do meu pai expressou através de rima a alegria que sentia quando a via sorrir.

Não sei porque recordei isto. O fato é que dia desses, ela entrou correndo no quarto e me surpreendeu entre risos dizendo que a felicidade tinha nome, sobrenome, pernas e que andava.

Mesmo com o entusiasmo do momento, retribui sua euforia com um sorriso. Acho que sem graça. Minha irmã, seis anos mais nova que eu, definiu a felicidade para mim. Fiquei assustada com seu atropelo, sua precipitação, seu engano talvez. O fato é que fiquei pensando na minha felicidade, no que me proporcionava essa alegria desenfreada. E com sua ajuda descobri que minha felicidade tem várias identidades. Descobri através dela que estar em casa, como naquele momento, me deixava feliz.

Ver minha avó me deixa feliz. Abraçar meu pai me deixa feliz. Conversar com minhas primas na cozinha de tia Vera me deixa feliz. Reencontrar os amigos me deixa feliz. Vê-la sorrir me deixa feliz. Estar em paz com minha mãe me deixa feliz. Dançar ouvindo meu primo tocar me deixa feliz. Passear com pretinho me deixa feliz. O sertão me deixa feliz. Ser uma mistura dos meus avós, pais, irmãos, tios, primos e amigos me deixa feliz.

Através dela tive a certeza que minha felicidade não era uma pessoa, mas um lugar. Arcoverde me deixa feliz. Estar em casa, na minha cidade, com minhas origens é a minha felicidade.

De Recife para Arcoverde são 252 km. O caminho da minha felicidade percorro pela BR 232. E sempre foi assim, através da minha irmã descobri.

10 comentários:

  1. Que lindo essa definição de felicidade, nunca tinha visto uma com tanta clareza e certeza!
    Tão bom né?! Quando a gente encontra a felicidade, e o conjunto dela.
    E a foto estampa bem isso.
    E claro que eu tenho que ser a primeira a comentar, no primeiro post. Até porque fazemos parte da felicidade uma da outra.
    =*

    Thais França

    ResponderExcluir
  2. Mamiga!!!!
    Ser tua amiga me deixa muito feliz!!!! =D
    Eu deixo tu ir pra passar férias?! Quer largar a gente é?!
    Te adoro!!!!!
    Beijos!!!
    Paloma Immisch

    ResponderExcluir
  3. Também me deixa muito feliz ficar conversando na cozinha daqui de casa com vcs e falando um pouco da vida das pessoas.
    Te Amo muito !!!
    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  4. MAninhaaa que lindooo! Tu sabes que a felicidade de todos nós que temos você como amiga, filha, irmã, sobrinha, prima... se torna concreta e visível quando tu chega aqui né?
    SAudades....Te amo muitão e de graça!

    ResponderExcluir
  5. Oh Dani que linda mensagem....
    E hoje posso dizer que mesmo nos encontrando muito pouco, ter conhecido você me deixa muito feliz... Você é uma pessoal muito iluminada e ter você na minha vida é um verdadeiro presente de Deus!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Daaaaaani! Que feliz tu no mundo dos textos! E que feliz te ler na felicidade.
    O texto me fez lembrar de Martina pequenininha... Tão linda!!! E hoje ela nem lembra de mim, acho. Faz tanto tempo!
    E fica uma pergunta: se tu és prima dos meus primos, se eu sou prima dos teus primos, mas a gente num é prima, o que a gente é? Hahahaha. Prima torta!
    Um xêro! Hei de vir mais vezes. =***

    ResponderExcluir
  7. Lindo mesmo tanto o texto quanto a foto... O que me deixa feliz é saber que faço parte da tua felicidade e de saber que mesmo um pouquinho longe em seus 252 km sei que estais perto em lembranças, palavras, pensamentos, fotos e textos!
    Beijos e te amo.

    ResponderExcluir
  8. Daninha, te admiro tanto!!!!!
    Adorei a iniciativa! Vou acompanhar, viu?!!
    A foto ficou linda, mas o texto me deixa enciumada... rsrsrsrs
    Parabéns pelo que és!!
    Muitos beijos com amor!

    ResponderExcluir
  9. Danidani!!! Linda a foto, lindíssimo o texto,
    perfeito o tema "felicidade"!

    É o que desejo a vc, desde sempre e para sempre!

    ResponderExcluir